Projectos em carteira
Os dois grandes propósitos da BERGINVEST são a valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos, incluindo os rejeitados da indústria mineira e os resíduos dos derivados de petróleo e gás, e a reciclagem dos materiais neles constantes, por meio de processos de filtragem, refinação, recuperação, regeneração, reciclagem, reutilização ou qualquer outra acção.
Propomo-nos a tratar, valorizar e reciclar todos os tipos de materiais, tais como, mas não exclusivamente, plásticos, borrachas, óleos e lubrificantes, equipamentos electrónicos, etc., exceptuando-se os materiais de natureza radioactiva;
Pretendemos ainda desenvolver a nossa actividade na exploração mineira, onde destacamos a prospecção, produção, transformação e refinação de minerais nobres e de hidrocarbonetos líquidos e gasosos.
Cuidar do planeta e proteger os recursos naturais é uma responsabilidade de todos, assim como da BERGINVEST. Afinal, além de ser nossa casa, a Terra é também onde irão morar nossos filhos, netos e bisnetos. Neste sentido, reaproveitar os materiais que iriam para o lixo é uma das atitudes mais fáceis de se colocar em prática e que podem fazer uma imensa diferença no futuro do planeta.
Este simples cuidado pode diminuir o consumo de itens novos, o que faz com que uma quantidade menor de recursos naturais seja usada, além de garantir que menos poluição seja criada pela indústria.
Reciclagem de óleos e lubrificantes
Reciclagem de óleos e lubrificantes
A reciclagem pode transformar o óleo de cozinha usado em resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, produtos de agropecuária e biodiesel. Cerca de 80% do óleo de cozinha usado é convertido em biodiesel.
A reciclagem de óleos minerais lubrificantes é conhecida como rerrefino, processo que transforma o produto já utilizado em óleos básicos e, em matéria-prima, que pode ser reutilizada.
A reciclagem do óleo lubrificante é realizada em refinarias, removendo impurezas químicas, sujeira e metais pesados. No processo é realizado um teste para determinar a adequação da desidratação, que vai remover a água que será tratada.
Reciclagem de plásticos
Reciclagem de plásticos
A reciclagem do plástico é fundamental para a preservação ambiental, uma vez que esse material leva anos para se decompor na natureza por ser produzido a partir de derivados do petróleo.
Os principais tipos de plásticos recicláveis são aqueles que podem ser transformados em altas temperaturas, o que não ocorre com todos. É por isso que é tão importante realizar uma triagem do material plástico antes do processo de reciclagem. Os plásticos são divididos em dois grupos, conforme suas características de fusão ou derretimento: termoplásticos e termorrígidos. Os termoplásticos são recicláveis em altas temperaturas, já os termorrígidos não são recicláveis.
O plástico reprocessado volta como matéria-prima para a fabricação de artefatos plásticos, como conduítes, sacos de lixo, baldes, cabides, garrafas de água sanitária, e acessórios para automóveis, por exemplos. Porém o lucro só é possível através da reciclagem do tipo de plástico que permite o seu reaproveitamento.
Reciclagem de pneus
Reciclagem de pneus
A vida útil de um veículo automotivo pode ser medida em quilômetros. Não há necessidade de jogar os pneus em aterros, já que ocupam muito espaço e demoram cerca de 600 anos para se decompor. Além disso, ao ser queimado, o pneu libera uma fumaça com alguns tipos de poluentes prejudiciais à qualidade do ar, como carbono e enxofre. Se descartado em rios, o produto dificulta o fluxo da água.
A maioria dos pneus velhos é reformada e retorna à sua fábrica de origem. Depois da coleta, o aço é retirado dos pneus inservíveis e eles são, então, triturados e encaminhados para empresas que produzem materiais a partir da borracha em pequenos pedaços.
A partir daí este produto pode ser transformado em diversos objetos, dos mais variados setores, tais como solas de sapato, percintas (usadas na estrutura de móveis estofados), asfalto, tijolos de concreto, matéria-prima para produção de energia na indústria de cimento, entre outros.
Reciclagem de papel
Reciclagem de papel
Um dos produtos mais consumidos em todo o mundo, o papel é um item habitualmente utilizado dentro de empresas de diversos segmentos, além de residências e comércios em geral.
Como consequência, grandes quantidades deste material são descartadas de maneira incorreta após a utilização e consumo, o que pode causar grandes prejuízos ao meio ambiente.
Para minimizar os impactos ambientais associados ao descarte incorreto do papel, a reciclagem é uma ação de suma importância, contribuindo diretamente para a sustentabilidade. Isso porque o reaproveitamento do material para a produção de itens que voltarão para a cadeia de consumo reduz o acúmulo de lixo em aterros sanitário e evita o desmatamento, além de gerar economia de energia e de recursos naturais.
Reciclagem de vidros
Reciclagem de vidros
Os vidros não são biodegradáveis e permanecem na natureza por cerca de dez mil anos. Por isso, o descarte desses materiais em locais inapropriados pode ser muito prejudicial ao meio ambiente.
Dessa maneira, o melhor a se fazer é reciclar os materiais feitos em vidro. Confira algumas vantagens na reciclagem do vidro:
Diminuição do volume de lixo nos aterros;
Reaproveitamento do vidro em 100%;
Para cada tonelada de vidro reciclado, gasta-se menos 70% do que se gastaria para fabricar mais vidro;
Para cada tonelada de vidro reciclado, economiza-se 1,2